Ramos Lagar

instance.title

Inovação e
Tradição

A maior parte do processo de transformação do azeite segue sendo o mesmo que no tempo dos nossos antepassados: mecânico. As máquinas é que são diferentes: melhor potência, mais rapidez, melhor higiene. A temperatura é agora mais fria e controlada. Não se sobe a cima de 27°: regra fundamental para respeitar a fruta da oliveira e obter um azeite virgem-extra. Os computadores vêm tudo, nós controlamos e ajustamos. Na Ramos Lagar, trabalha-se junto com a tecnologia.

instance.title

História

A paixão pela oliveira cuja cultura é ancestral, sempre esteve na mente da família Ramos. Hipnótica, orgulhosa, inquebrável, assim é como definimos a oliveira.
Durante anos, a família adquiriu olivais antigos e pela maior parte, abandonados: resultado da deserção da região ao favor das cidades. Mas foi em 2018 que Luis e Augusta iniciaram o projeto da construção do lagar de azeite nos Cótimos. Uma ambição cujo objetivo é dinamizar, à sua escala, a atividade económica da freguesia assim como valorizar esse terroir que nos corre pelas veias. 

Colheita

Frescura. Mecanizada para otimizar o cuidado da árvore e da fruta e para a azeitona chegar fresca ao lagar.

Lavagem

Preparação. Eliminam-se galhos e folhas. Passagem por água: frescas e lavadas para serem transformadas.

Moenda

Prensagem. Polpa e caroço juntos. Sempre juntos. Passam pelo moinho para se transformarem numa massa untuosa.

Batimento

Malaxagem. Lento e contínuo, uma hora para as gotículas do azeite se juntarem em gotas de maior dimensão.

Decantação ou Centrifugação horizontal

Separação. Dum lado o bagaço composto da polpa e do caroço. Doutro lado o azeite bruto com certas impurezas.

Centrifugação vertical

Limpeza. Sai finalmente o azeite pronto para enviar aos depositos. Do outro lado, águas com impurezas restantes.

instance.title

Laboratório

Análise da massa. Análise do bagaço. Percentagem de gordura na matéria seca. Percentagem de humidade.... Vários parâmetros a cuidar para otimizar a utilização das máquinas, o rendimento da azeitona e a qualidade do azeite. A tecnologia ao serviço do bem. O objetivo é sempre o mesmo: excelência. Para nós, para si, para todos.